Respostas

2013-07-07T11:02:50-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Danielle,

O fato do surgimento e da civilização do Egito e da Mesopotâmia está diretamente ligado às plantas e animais que estavam disponíveis para a domesticação nessa parte do planeta, bem como a um clima, fontes de água, e solo que permitia o cultivo e a criação de animais.

Eles possuíam diversas plantas e animais de fácil domesticação, ao contrário do resto dos povos que viviam nas outras partes do planeta. Plantas como o trigo, que cresce rápido, basta jogar um punhado para semear, produz rápido, e são de fácil colheita, além de só precisar colocar em um local seco para guardar e manter seu potencial nutritivo e germinativo, são tecnologias extraordinárias. Essa era uma das razões, por exemplo, de que era um crime grave matar um gato, já que esses matavam os ratos que comiam o trigo e outros produtos armazenados no Egito e Mesopotâmia.

Além disso, os animais que eles possuíam também eram simples de dominar: bastava controlar o líder, o chefe do bando para controlar o bando todo.

Assim, as técnicas simples de gerar alimentos, armazená-los, bem como o bom poder alimentício desses produtos, permitiu um aumento considerável da população, exigindo meios mais complexos de controle social, bem como liberar pessoas do trabalho na agricultura, estimulando o florescimento da escrita, da arte, da política, bem como diversos outros elementos que permitiram o desenvolvimento dessas civilizações.
1 5 1