Respostas

2014-06-04T15:09:21-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
PA (progressão aritmética) é uma sequencia que a partir de um primeiro termo os demais são obtidos adicionando-se ao anterior um mesmo número chamado razão.

PG (progressão geométrica) é uma sequencia que a partir de um primeiro termo os demais são obtidos multiplicando-se ao anterior um mesmo número chamado razão.
1 3 1
A melhor resposta!
2014-06-04T15:21:39-03:00
PA e PG são sequencias de números. Essas sequencias obedecem uma regra específica, por exemplo:
PA---> sempre o termo seguinte é igual o anterior "mais" um valor que chamamos de razão.
Ex: 2, 4, 6, 8, 10... essa é uma PA, pois é somado sempre 2 para obter o próximo.
chama-se primeiro termo da PA, aquele valor que começa a sequencia, ou seja, o número 2. A razão também é 2. Como essa sequencia cresce sempre adicionando 2, nós podemos calcular qualquer termo pela fórmula, An=A1+(N-1).R, onde A1 é o primeiro termo, An é o termo que queremos achar, N é a posição do termo que queremos (12º por exemplo, então o N seria igual a 12), e R é a razão.

PG---> sempre o termo seguinte é igual o anterior "vezes" um valor que chamamos de razão (R é usado para PA, para PG usamos q).
EX: 2, 4, 8, 16, 32, 64... essa é uma PG, pois é multiplicado sempre por 2 para obter o próximo elemento. Como também a PG obedece uma regra de formação, podemos calcular um termo dela em qualquer posição pela fórmula: An=A1.A1.q^{n-1} , onde An é o termo que queremos encontrar, A1 é o primeiro termo da sequencia, q é a razão, e n é a posição do elemento An...

Para resolver exercícios desse tipo o segredo é sempre anotar todas as informações e aplicar nas fórmulas respectivas...
2 5 2