A) explique como as culturas Greco-Romanas influenciaram o pensamento Renascentista

b) Em qual região o renascimento floresceu? Como isto ocorreu?

c)Qual a contribuição dos mecenas na expansão do renascimento?

d) de que forma o pensamento renascentista contribuiu para uma nova percepção do mundo.

OBS: Quero a resposta até amanhã dia 05/06/2014

1
Gente me respondam pelo menos uma dessas. eu agradeço

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-04T20:03:00-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a) explique como as culturas Greco-Romana influenciaram o pensamento Renascentista.

Durante o renascimento, os pintores, escultores e pensadores voltaram-se para as artes e reflexões das culturas grega e romana, com o objetivo de inspirar-se e produzir algo diferenciado do que era tradicional. Nesse sentido, várias obras, como o coliseu, igrejas e outros monumentos e obras de arte eram encontradas em ruínas e nas próprias cidades europeias, como Roma. Entretanto, muito desse conteúdo foi resgatado por meio do império bizantino, formado a partir do império romano do oriente. Além disso, muitas obras gregas e romanas estavam traduzidas para o árabe e, com a recuperação das cidades pelos cristão, em especial cidades como Toledo, muitas bibliotecas e livros antigos em árabe foram encontrados e retraduzidos ao latim, possibilitando uma cultura diferenciada da medieval, fortemente marcada pela religiosidade cristã.

b) Em qual região o renascimento floresceu? Como isto ocorreu? Com a quarta cruzada, os comerciantes italianos obtiveram acesso ao mediterrâneo, passando a controlar o acesso às especiarias, cuja demanda era enorme na Europa. Com o monopólio, as cidades italianas se tornaram imensamente ricas. Desse modo, havia incentivo às artes e à cultura, bem como à ciência como uma forma dos nobres se destacarem e exibirem seu poder.

c) Qual a contribuição dos mecenas na expansão do renascimento? Os mecenas foram de grande importância para a expansão do renascimento, pois eram homens ricos que mantinham artistas e pensadores, financiando-os para que pudessem produzir suas esculturas, pinturas, livros, dentre outros. Assim, especialistas de vários países viajavam para as cidades italianas em busca de fama e fortuna, bem como segurança, proporcionados pelos mecenas.

d) de que forma o pensamento renascentista contribuiu para uma nova percepção do mundo?

O Renascimento procura se distanciar da arte e produção cultural que marcou a idade média. Desse modo, ao invés de uma perspectiva de vida voltada para a religiosidade, para a bíblia e para a igreja, o renascimento resgata o pensamento que intrigava os antigos gregos e romanos, apropriando-se dessas influências para produzir novidades, tanto no aspecto artístico quanto cultural.

Bons estudos!

4 5 4
Obrigada!,
Por nada. Bom aprendizado! ^^