A difusão de videogames se acelerou nas últimas duas décadas e uma das mais bem sucedidas iniciativas neste segmento foi o Playstation, da japonesa Sony. Leia a reportagem a seguir, que trata da lucratividade do Playstation 4.
‘Playstation 4 já dá lucro’, diz presidente da Sony
Empresa já vendeu mais de 7 milhões de consoles e 20 milhões de jogos. Videogame de nova geração foi lançado em novembro de 2013.
O presidente da Sony, Kazuo Jirai, durante reunião para debater as novas estratégias da companhia, disse que o PlayStation 4, seu videogame de nova geração lançado em novembro de 2013, já dá lucro para a empresa.
"Foi um lançamento de grande sucesso, mas a chave para sucesso a longo prazo da plataforma está na manutenção de criarmos uma base instalada sólida", disse. "Em relação aos jogos de PS4, até 13 de abril, 47 jogos foram lançados e 20,5 milhões de unidades foram vendidas nas lojas e na PlayStation Store. Do ponto de vista lucrativo, o PS4 já está contribuindo para o resultado fiscal de hardware da empresa, alcançando metas diferentes do que outras plataformas de negócios".
A Sony afirma que desde novembro passado até 6 de abril, mais de 7 milhões de unidades do PS4 foram vendidas. Mesmo com a companhia tendo prejuízo de US$ 1,26 bilhão no último ano fiscal, os videogames da empresa ajudaram a aumentar o lucro da empresa em 14,3%.
Hirai ainda disse que metade dos donos do PS4 pagam o serviço PlayStation Plus, que permite jogar games online, 52 milhões de usuários criaram contas na rede PlayStation Network e Sony Entertainment Network e que o aplicativo PlayStation App para smartphones já foi baixado mais de 4,5 milhões de vezes.
Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2014/05/playstation-4-ja-da-lucro-diz-presidente-da-son.... Acesso em: 26 maio 2014.

Analisando as alternativas, assinale a alternativa correta:

O desenvolvimento de novas tecnologias promoveu um grande avanço dos videogames nos anos 80 e 90. Depois disso, houve uma drástica desaceleração. Em outras palavras, os videogames deixaram de ser inovadores.

Um dos motivos pelo qual o Playstation 4 demorou para dar lucro é que seu lançamento não foi tão bem sucedido quanto se esperava. Desta forma demorou mais do que o imaginado para começar a dar lucro.

É bastante questionável se serviços pagos na internet que permitem que jogadores desafiem pessoas online possam ser considerados um segmento estratégico. Na verdade, parece que este é um serviço que a empresa oferece apenas por oferecer já que tem baixíssima procura.

Os videogames há muito deixaram de ser brincadeiras de crianças. Com a mudança do perfil houve também uma transformação nos planos de negócios, com pesados investimentos sendo feitos neste setor, que em alguns casos levam anos para compensar.

O posicionamento da Sony dentro deste setor competitivo é um dos elementos para explicar o insucesso do seu vídeo game. Se a companhia japonesa fosse mais agressiva teria tido resultados muito diferentes.

1
Resposta Correta: Os videogames há muito deixaram de ser brincadeiras de crianças. Com a mudança do perfil houve também uma transformação nos planos de negócios, com pesados investimentos sendo feitos neste setor, que em alguns casos levam anos para compensar.

Respostas

2014-06-04T23:51:34-03:00
"Os videogames há muito deixaram de ser brincadeiras de crianças...." ;)
3 5 3
Resposta correta: Os videogames há muito deixaram de ser brincadeiras de crianças. Com a mudança do perfil houve também uma transformação nos planos de negócios, com pesados investimentos sendo feitos neste setor, que em alguns casos levam anos para compensar
Grata!!