Iniciativas para o combate de poluição geralmente não envolvem atitudes muito ortodoxas. No caso da China, estes assuntos são ainda mais importantes dado o tamanho dos problemas já que sua população ultrapassou os 1 bilhão de pessoas com bastante folga. Leia a reportagem a seguir que mostra a intenção do governo de retirar mais de 5 milhões de veículos de circulação.

China irá tirar milhões de carros das ruas em investida conta a poluição
Número de veículos desativados deve ultrapassar os 5 milhões. Somente em Pequim, 330 mil carros vão sair de circulação.


Vista aérea em distrito central de Pequim mostra poluição em foto de 29 de janeiro de 2014. (Foto: Jason Lee/Reuters).

A China planeja tirar das estradas este ano mais de cinco milhões de veículos que estão envelhecendo, em uma tentativa de melhorar a qualidade do ar, com 330 mil carros a serem desativados em Pequim apenas, informou o governo em um documento publicado nesta segunda-feira (26).
O combate à poluição surgiu como uma prioridade urgente para os líderes chineses, conforme tentam reverter o dano causado por décadas de vertiginoso crescimento e dissipar a revolta pública com o lastimável estado do ar, da água e do solo do país.
Em um plano de ação abrangente para reduzir as emissões nos próximos dois anos, o Conselho de Estado disse que o país já tinha ficado para trás em suas metas de poluição ao longo do período 2011-2013 e agora estava tendo que intensificar os seus esforços.
Até 5,33 milhões de veículos com "etiqueta amarela" que falharem em atender os padrões chineses de combustível serão "eliminados" neste ano, disse o documento.
Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/05/china-ira-tirar-milhoes-de-carros-das-ruas-em-investida-c.... Acesso em: 26 maio 2014.

Tendo em mente os temas tratados no texto, assinale a alternativa correta:

O fortalecimento de políticas públicas para o combate à poluição com decisões rígidas e irrevogáveis é o único caminho para a solução do problema chinês de poluição.

A poluição, nos índices em que se encontra, gera diminuição da qualidade de vida sem falar que agrava a crítica internacional. Dessa forma, o combate à poluição pode ter um elemento político ou social além da tradicional preocupação com o meio ambiente.

A atuação do governo chinês revela a preocupação com o meio ambiente –o que coloca a China na vanguarda para ser uma das nações mais voltadas para a preservação do meio ambiente no mundo.

A iniciativa chinesa de combate à poluição trará uma rápida melhora do quadro geral. Diminuindo o número de veículos na rua, automaticamente resolverá o problema.

A “eliminação” de veículos poluentes não foi explicada em detalhes na reportagem, mas é possível deduzir, claramente, que tais carros serão destruídos.

2

Respostas

2014-06-04T18:08:32-03:00
A poluição, nos índices em que se encontra, gera diminuição da qualidade de vida sem falar que agrava a crítica internacional. Dessa forma, o combate à poluição pode ter um elemento político ou social além da tradicional preocupação com o meio ambiente.
1 5 1
2014-06-04T19:10:44-03:00
B) A poluição, nos índices em que se encontra, gera diminuição da qualidade de vida sem falar que agrava a crítica internacional. Dessa forma, o combate à poluição pode ter um elemento político ou social além da tradicional preocupação com o meio ambiente.
Resposta correta: A poluição, nos índices em que se encontra, gera diminuição da qualidade de vida sem falar que agrava a crítica internacional. Dessa forma, o combate à poluição pode ter um elemento político ou social além da tradicional preocupação com o meio ambiente.