Leia o texto abaixo:
Em nossas pesquisas sobre âncoras de carreira realizadas com alunos de cursos de graduação e pós-graduação, a maioria tem apontado como âncora principal aquela denominada por Edgar Schein (1993) como estilo de vida, que diz respeito ao equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. O que não deixa de ser surpreendente, considerando que a perspectiva é de se ter que trabalhar bastante, no atual contexto empresarial, caracterizado pela redução dos empregos e pela consequente sobrecarga de trabalho.
(...) para alcançarmos o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, temos que ser, antes de tudo, muito competentes em termos de comportamentos e ações determinadas e concretas voltadas para transformar essa meta em realidade. É bom salientar ainda que tal equilíbrio necessita ser dinâmico, o que comporta alguns momentos em que se dedicará mais tempo ao trabalho e outros mais tempo à vida pessoal (família, saúde, lazer, cultura etc.).
Adaptado de Kilimnik, Z. M. e Castro, J. H. M. Sobre Carreira e Competência e o Necessário Equilíbrio entre o Trabalho e a Vida Pessoal, 2010.
O texto se relaciona diretamente com as discussões propostas pelo capítulo. Em qual das afirmativas essa relação aparece?
Escolher uma resposta.a. A importância de considerar todas as esferas da vida, além do trabalho, na elaboração do projeto de vida.b. A redução dos empregos e pela consequente sobrecarga de trabalho afeta os mais jovens.c. As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascensão social do que com a qualidade de vida.d. As carreiras atualmente são voltadas para as empresas, pois são definidas e gerenciadas por elas.e. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administração do próprio tempo.

1

Respostas

2013-07-07T14:31:26-03:00
As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascesão social do que com a qualidade de vida.