explicaçao de complemento nominal e substantivo abstrato

2
complemento nominal completa o sentido de um nome(substantivo, adjetivo ou advérbio). Ex: prejudicial à saúde. SAÚDE é o complemento nominal. Substantivo abstrato é o que NÃO podemos imaginar. Os sentimentos são abstratos pq ñ dá pra imaginar como é o rosto do amor, da felicidade, da tristeza...kkkkkk. vc pode imaginar uma pessoa triste, mas aí é o rosto da pessoa e não da tristeza, entendeu?
mula-sem-cabeça, saci Pererê, etc. são substantivos concretos pq criamos uma representação mental do que são.

Respostas

2013-07-07T20:43:49-03:00
Complemento nominal -  É um termo assessório que vem empregado com auxílio de preposição, para completar um nome na oração, sendo ele um substantivo, adjetivo ou advérbio.
Mas aí você pode confundir com Objeto indireto então para não confundir perceba que na oração vem o verbo logo após um nome que posteriormente é completado seu sentido(nome), esse é o complemento nominal

Substantivo abstrato - é um substantivo ao qual não temos uma imagem mental dessa figura.
Ex: Bruxa? Bruxa não é, pois temos uma imagem mental. Amor? Amor é, pois não temos uma representação do amor.

2013-07-08T15:54:52-03:00
 Complemento Nominal  :   É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Exemplos: Cecília tem    orgulho                da filha.
                                                                  substantivo          complemento nominal

 
Substantivo abstrato:- quando indica um ser de existência dependente, isto é, ser que não existe no mundo exterior, mas apenas na nossa consciência.
Ex: amor ( existe noutro ser; é, portanto, ser dependente ), saudade, inveja, ódio, sofrimento.