Respostas

2014-06-05T10:34:43-03:00
Se for o que é uma catástrofe, é os dois. Como exemplo, os humanos podem influenciar (bastante) em uma catástrofe (reação da natureza) e a natureza pode criar também elas (natural) como chuvas fortes, terremotos e outras calamidades.
1 1 1
2014-06-05T10:43:23-03:00
Toda catastrofe natural, seja ela um terremoto, chuvas torrenciais, tornados, ou mesmo desequilíbrios ambientais, todos são resultados de ações que o próprio homem pratica.
um produto químico jogado num rio pode infectar a água, que infectara um peixe, que poderá gerar uma doença em razão daquela água contaminada ingerida, podendo passar essa doença para outros peixes, causando assim um desequilíbrio. o mesmo acontece com as catástrofes naturais, por exemplo, por causa do efeito estufa, o planeta fica com sua camada de ozônio bem mais fina, o que causa o derretimento das calotas polares, que em demasia poderia causar inundações nas cidades litoraneas mais próximas.
Toda atitude que afeta a natureza em sua totalidade, pode causar um desequilíbrio grande no futuro, por meio de reações em cadeia, uma sendo consequência da outra.