1) A digestão dos alimentos começa a ocorrer ainda na boca, enquanto mastigamos, graças a ação da amilase salivar, enzima que atua sobre o amido. no entanto, mesmo que mastigamos bem os alimentos, boa parte do amido não é digerida. Está correto afirmar que esse amido que não foi digerido na boca, é eliminado do organismo? justifique está resposta.

2) Em um hospital especializado em sistema digestorio, uma pessoa teve parte do duodeno removida por cirurgia, enquanto outro precisou remover uma parte do mesmo comprimento do intestino grosso. em qual delas a probabilidade de problemas com a digestão dos alimentos é maior? por que?

1

Respostas

  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-08T11:02:08-03:00
Questão 1 - Não, não está correto. O amido não digerido na boca, que corresponde a grande parte do amido ingerido, é posteriormente digerido no intestino delgado pela ação da amilopsina, enzima presente no suco pancreático liberado no duodeno para a realização da etapa digestiva final.

Questão 2 - Certamente, o paciente cuja porção removida do tubo grastrointestinal equivale ao duodeno terá mais problemas digestivos. Isto ocorre pois o duodeno é a porção de liberação do suco entérico, do suco pancreático e da bile, que possuem ação essencial para a finalização da digestão de forma eficiente. É nesta etapa final em que se obtém a maior porção de proteínas e carboidratos digeridos, em que há a digestão de lipídios, de ácidos nucleicos, etc.
19 4 19