3. No quadrinho, Piteco é o responsável por fazer com que os homens, seja das cavernas ou da modernidade, se questionem sobre a realidade, mostrando que existe um mundo bem mais complexo do que as sombras que costumam ver. Ele faz o papel do filósofo. Neste aspecto, com qual das afirmações abaixo sobre a Filosofia da Educação podemos comparar tal ação de “tirar os homens da caverna”:
a) A antropologia filosófica é fundamental para auxiliar a filosofia da educação a apreender e compreender o homem “existindo sob mediações histórico-sociais, sendo visto então como ser eminentemente histórico social” (SEVERINO, 1990, p.21).
b) A superação da alienação com “um trabalho contínuo de denúncia e crítica e de ‘superação’ do discurso ideológico que se incorpora ao ‘discurso’ pedagógico” (SEVERINO, 1990, p.24).
c) “Fundamentar e refletir, eis o ‘pouco’ que se solicita da Filosofia no processo de formação de educadores [...]” (GALLO, 2004, p.143).
d) “Sua função será acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a tarefa e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas” (SAVIANI, 1996, p.23).

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T20:28:09-03:00
d) “Sua função será acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a tarefa e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas” (SAVIANI, 1996, p.23). 

2 5 2
2014-06-06T19:16:10-03:00
d) “Sua função será acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a tarefa e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas” (SAVIANI, 1996, p.23).

2 5 2