4. Em sua obra República, Platão apresenta a “Alegoria da Caverna” com o objetivo de ilustrar a passagem, de um grau de conhecimento (doxa) para outro (episteme), o que exige acentuada mudança de mentalidade das pessoas. Este texto de Platão pode ser ilustrado parcialmente no quadrinho de Maurício de Souza. Sobre este processo de conhecimento, podemos afirmar que:
a) Trata-se de um processo instantâneo em que a criança aprende assim que entra em contato com a realidade sensível.
b) É um processo atingido somente pelos magistrados e uma educação superior com as artes e Filosofia que traria novos conhecimentos para superação das sombras.
c) Trata-se de um processo gradativo de libertação que vai tirar das pessoas as correntes da alienação e possibilitar o conhecimento sobre a realidade e a Filosofia.
d) É um processo religioso e de transcendência que somente se livrando do corpo, “cárcere da alma” é que o homem seria capaz de realmente conhecer e sair das correntes.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-05T23:46:08-03:00
c) Trata-se de um processo gradativo de libertação que vai tirar das pessoas as correntes da alienação e possibilitar o conhecimento sobre a realidade e a Filosofia. 
2 5 2