Respostas

2014-06-05T19:50:02-03:00
Revolução Industrial nada teve a ver com as ideias iluministas.
Estas ideias desecandearam-se a partir da Revolução Americana.
Ao longo do Sec XVIII as ideias iluministas espalharam-se ao longo da Europa, sendo a primeira destas Revoluções no Ocidente , a de França. A partir daí a Humanidade adquiriu outra mentalidade, espalhando-se assim por todo o Mundo ao longo do Sec XVIII e XIX. O desenvolvimento das ideias mudou e o modelo de vida da população geral mudou. Sendo assim mudado a mentalidade politica, social e pessoal de cada um.
No entanto, nem todos estavam de acordo com estes ideais, sendo uns apoiantes do Antigo Regime, onde as ordens priviligeadas seriam a nobreza e o clero.

As ideias iluministas ou das Luzes, consistia na liberdade e igualdade dos cidadãos perante o país, assim como direito de expressão e de participar na vida politica e em cargos administrativos antes pertencentes apenas à nobreza e clero
2014-06-05T20:01:41-03:00
Na cultura medieval (Referente a época da idade média), Carlos Magno construiu diversos monastérios e escolas da palatinas que estimularam a arte da iluminura, promovendo a cópia de textos antigos e coisas do tipo.
Acho que a semelhança que podemos estabelecer é que como a Idade Média foi um período de separação em cleros (desde o baixo clero até o alto clero) e dentro deste período que começou a arte das ilustrações, mais chamadas de iluminismo.