No continente africano as formas de relevo são relativamente homogêneas, podendo ser considerado como um grande planalto, formado em sua maior parte por rochas antigas. O continente pode ser dividido em duas porções: a norte-ocidental, de formas mais baixas, e a sul-oriental, de topografia mais elevada.Além dos planaltos, o relevo apresenta extensas áreas de depressões, onde se instalam os desertos continentais.
O relevo da África é, em sua maioria, formada por planaltos. É apresentada pelo continente uma altitude média de mais de 750 metros. As formas de relevo que ocupam todas as regiões centro e oeste são planaltos que se erodiram com intensidade. As rochas mais antigas constituem os planaltos. E os planaltos, propriamente ditos, tem como limites os grandes escarpamentos.
OBRIGADA GENTE

Respostas

2014-06-05T22:02:34-03:00
A melhor resposta!
2014-06-05T22:11:56-03:00
O relevo africano é caracterizado pela constante presença de planaltos constituídos por rochas muito antigas, resultantes da ação erosiva nas antigas elevações. Os planaltos possuem uma área mais desgastada que é uma grande linha de fraturas(Rift Valley), e essa grande linha é ocupada por muito lagos como o Alberto, o Tanganica, Niassa e o Vitória.Em tempo de cheia esses lagos ajudam muito para a agricultura no país. O Rift Valley tem um vasto sistema de fossos tectônicos, por isso as varias montanhas e elevações.
1 5 1