Temos aqui cinco poemas: Todas as Cartas de Amor são Ridículas, Inconstância, Saudades, Soneto do Amor Total, Poema 20.a-Três desses poemas são classificados como sonetos. Pesquisem sobre o que é um soneto e quais são suas principais características. Em seguida, classifiquem os poemas, que são soneto, quanto à rima e número de sílabas.
Obs: os poemas que sao soneto sao Inconstância , Saudades e Soneto do amor total ... devo fazer a separação poemática de cada um e nao sei

1
E quem dera que fosse sempre assim:Quanto menos quisesse recordarMais a saudade andasse presa a mim!
Próximo... Soneto do Amor TotalVinícius de MoraisAmo-te tanto, meu amor... não canteO humano coRação com mais verdade...Amo-te como amigo e como amanteNuma sempre diversa realidade.Amo-te afim, de um calmo amor prestanteE te amo além, presente na saudadeAmo-te, enfim, com grande liberdadeDentro da eternidade e a cada instante.Amo-te como um bicho, simplesmenteDe um amor sem mistério e sem virtudeCom um desejo maciço e permanente.
Continuação
E de te amar assim, muito e amiúdeÉ que um dia em teu corpo de repenteHei de morrer de amar mais do que pude.
estão aí os poemas

Respostas

2013-07-08T19:24:49-03:00
Boa noite, Jovem!

Bem, vejamos... soneto é todo poema que tem uma simetria de versos, rimas e estrofes.

Observe suas características:
- As duas primeiras estrofes são quartetos;
- As duas últimas estrofes são tercetos;
( - No total SEMPRE quatro estrofes, 14 linhas. )
- Esquemas de rimas são formados por letras para a facilitação do entendimento, veja o exemplo mais comum: ABBA, ABBA, CDE, CDE; (é só reparar as rimas no final de cada verso, ok?!)

Bom, o que eu lembro é so isso... espero ter ajudado em algo (:


Até aí entendi, mas preciso da separação, que é algo que eu me atrapalho pra separa-los