Respostas

2013-07-08T21:26:00-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sejam A e A+1 os números envolvidos.
Do enunciado da tarefa podemos escrever:


A^2 +A^2+2A +1 -5A -5 =5 \rightarrow 2A^2-3A-9=0


calculando o discriminante:

\Delta=(-3)^2 -4.2.(-9)=9-8=81

Calculando os valores de A:

A=\frac{3+-9}{4}\rightarrow A=3 \ \ ou \ \ A=\frac{-3}{2}

Naturalmente apenas a solução A=3 pooe ser resposta do problema[
2 5 2
A melhor resposta!
2013-07-08T21:26:59-03:00
X^2 + (x+1)^2 = 5(x+1) + 5

x^2 + x^2 + 2x +1 = 5x +5 +5
2x^2 + 2x +1 = 5x + 10

2x^2 - 3x -9 = 0

delta = (-3)^2 -  4 x 2 x (-9) = 81

x = [-(-3) +/- raiz(81)] / 2 x 2

x' = 3

x" = -3/2

A resposta é 3

conferindo:

3^2 + (3+1)^2 = 5 x 4 + 5

9 + 16 = 25


3 5 3