O mito é um modo de consciência que predomina nas sociedades tribais e que também exerceu significativa influência nas civilizações da Antiguidade. Ao contrário, porém, do que muitos supõem, o mito não desapareceu com o tempo.

Com relação aos significados do mito, é correto afirmar que:

a. o mito, como as lendas, é pura fantasia, pois não possui coerência lógica, e, por ser associado à realidade, nunca, na história da humanidade, expressou uma forma de verdade.
b. uma das funções do mito é fixar os modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas, portanto, o mito já foi e ainda pode ser um meio de orientação das sociedades humanas.
c. o mistério é um dos componentes do mito: apresenta um enigma a ser comprovado, expressando o espanto do homem diante do mundo.
d. o mito é uma forma predominante de narrativa nas culturas que não conhecem a escrita. Não tem como objetivo contar a origem de um grupo humano.e. o mito é uma intuição científica da realidade, cujas raízes se fundam na emoção e na afetividade. Expressa o que desejamos ou tememos, como somos atraídos pelas coisas ou como delas nos afastamos.

1

Respostas

2014-06-06T18:10:03-03:00
A probabilidade da opção B ser é a mais coerente!