(Enade adaptado) Procurando definir o quadro das estruturas do sistema feudal, na Idade Média europeia, Hilário Franco Junior descreveu o período que vai do século IV ao século X como marcado por uma pequena produtividade agrícola e artesanal, consequentemente uma baixa disponibilidade de bens de consumo e a correspondente retração do comércio e, portanto, da economia monetária. Já para o período entre os séculos XI e XIII, a Idade Média Central conheceu importantes mudanças nos elementos que tinham caracterizado a fase anterior. Em primeiro lugar, a passagem da agricultura dominial para a senhorial. [...] Uma segunda transformação importante ocorrida nos séculos XI-XIII foi possibilitada pela existência de um excedente agrícola, o revigoramento do comércio. Este passou a desempenhar papel central na vida do Ocidente, com repercussão muito além da esfera econômica. [Para terceira transformação] Seu ponto de partida foi o crescimento demográfico e comercial, fomentador do desenvolvimento urbano. (FRANCO JÚNIOR, H. A Idade Média, nascimento do Ocidente. 2.ed. Brasiliense, 2006, p. 36- 41 (com adaptações)).A partir das explicações das estruturas do sistema feudal, avalie as afirmações a seguir:
I - O mansus era a menor unidade produtiva e fiscal do domínio. Dele uma família camponesa tirava sua subsistência e, por ter recebido tal concessão, devia certas prestações ao senhor.
II - O mansus serviles era trabalho gratuito, geralmente realizado três dias por semana, fosse para o cultivo da reserva, fosse para serviços de construção, manutenção e transporte.
III - As banalidades se referiam à albergagem, ou requisição de alojamento; taxa pelo uso dos bosques, anteriormente direito camponês; multas e taxas judiciárias diversas.
IV - Corveia era o conjunto de pequenas explorações camponesas, cada uma delas designada pelos textos a partir do século VII por mansus, ocupados por escravos.É correto o que se afirma:
a) Apenas nas afirmativas I e II.
b) Apenas nas afirmativas II e III.
c) Apenas nas afirmativas I e IV.
d) Apenas nas afirmativas I e III.

1

Respostas

  • Ety
  • Ambicioso
2014-06-06T19:54:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Resposta correta, D - I e III

As opções II e IV, estão invertidas, O mansus serviles era o conjunto de pequenas explorações camponesas, e Corveia  era trabalho gratuito.

Por favor, não esqueça das estrelinhas :)
20 4 20
Obrigada
obrigada, é isso mesmo!!!
Por nada :)