Me ajudemmm!!! segunda-feira eu tenho prova de portugues e como eu n to podendo estudar hj já que desde de tarde ta tendo festa aqui eu queria que vocês me falassem tudo o que sabem sobre verbo intransitivo,transitivo direto e indireto,objeto direto e indireto,verbos de ligação,predicado verbal e nominal...

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-07T20:20:08-03:00
Olá, Duda45!

Verbo intransitivo: é o verbo que não precisa de complemento. Exemplos: A criança dormiu. Pode vir acompanhado de advérbios, mas não deixa de ser intransitivo.

Verbo transitivo: é o verbo que precisa de complemento. Exemplos: Comemos. Quem come, come alguma coisa. No entanto, a frase poderia ser: Comemos bolo.

Verbo transitivo direto: são verbos que se complementam através de objetos diretos e não exigem preposição. Exemplo: Maria comprou um livro.

Verbo transitivo indireto: são verbos que se complementam de objetos diretos e precisam de preposições. Exemplo: Gosto de viajar.

Verbos de ligação: são verbos que não exprimem ação, mas ligam dois termos: sujeito e as características do sujeito. Os verbos de ligação são 7: ser, estar, andar (estar), parecer, ficar, continuar e permanecer.

*Sobre o andar (estar): ele indica a forma em que a pessoa está. Exemplo: Eu ando muito doente; Maria anda muito triste. Ou seja, poderiam trocar por estar: Eu estou muito doente; Maria está muito triste.
1 5 1