1) A preocupação com a incidência de infecções hospitalares, causadas por bactérias resistentes aos medicamentos de combate, tem tirado o sono de médicos e especialistas no assunto. Um dos fatores a que se atribui o aumento do número dessas bactérias é o uso exagerado de antibióticos. Segundo princípios neodarwinistas, a resistência a esses medicamentos ocorre porque?

a) os antibióticos induziram nas bactérias o aparecimento da capacidade de resistência.

b) as bactérias desenvolveram resistência aos antibióticos porque foram forçados pelo ambiente hospitalar.

c) o uso frequente de antibióticos fortaleceu as formas previamente resistentes de bactérias que sobreviveram e se reproduziram.

d) algumas bactérias já possuíam genes para a capacidade de resistir e os antibióticos apenas promoveram uma seleção de linhagens bacterianas resistentes, que sobreviveram e se reproduziram.

2
A resposta certa é a D, porque o neodarwinismo diz que o meio seleciona os indivíduos mais fortes, ou seja, as bactérias que já tinham o gene de resistência ao antibiótico sobreviveram e se reproduziram.
e a B pois o ambiente dão condições para a bactéria se proliferar e ai a resistência.
As bactérias nunca adquirem resistência por forças do meio, por isso a B está errada.
e a b

Respostas

2013-07-09T16:55:15-03:00
Eu acho que é a C pq o princípio neodarwinistas diz que alguma bacterias ja crescem com algumas resistencias e o uso exagerado desses antibióticos faz com que elas se tornem resistentes a eles e assim se multiplicando.
c)     o uso frequente de antibióticos fortaleceu as formas previamente  resistentes de bactérias que sobreviveram e se reproduziram.
2013-07-09T20:04:59-03:00
Alternativa A. Pois Quanto mais resistência a medicamentos, pior será a bacteria para o ser humano.