Respostas

A melhor resposta!
2014-06-08T14:13:10-03:00
Relações trigonométricas. Bons estudos
1 5 1
Obrigado !
Muito dificilmente encontrará tratando de trigonometria números arredondados, o comum é deixar a raiz! :)
2014-06-08T14:15:51-03:00
Olá!

Note, que ele deu dois ângulos, um equivale a 60° e o outro 90º, pois todo triângulo retângulo tem um ângulo de 90º. Portanto o outro ângulo é: 30º (60°+90°+30°=180°)

Usando as relações de seno, cosseno e tangente, o ângulo de 60º, está em frente a um lado (lado oposto):

seno~60° =  \frac{CO}{hip}    ; sendo CO - cateto oposto

sen 60° =  \frac{CO}{30}   --- lembre -se da tabelinha dos valores dos ângulos.

 \frac{ \sqrt{3} }{2} =   \frac{CO}{30}  ---- Multiplique em cruz

2~CO = 30 \sqrt{3}

CO = 15 \sqrt{3} cm

Um dos catetos já encontramos seu valor, agora para encontrar o outro aplique a regra do cosseno ou teorema de Pitágoras, também acharíamos os valores se usássemos o ângulo 30° como referência. Também poderia usar tangente neste ponto. 

cos 60º =  \frac{CA}{hip}   --- CA - cateto adjacente (é o que está "ao lado")

cos60° =  \frac{CA}{30}

 \frac{1}{2} =  \frac{CA}{30}

2CA = 30

CA = 15 cm

\boxed{15 \sqrt{3}  cm~e~15cm}


1 5 1