Respostas

A melhor resposta!
2014-06-08T23:26:03-03:00
Olá, Carolskj!

M1 . V1 = M2 . V2

Molaridade 1: 0,5 M
Volume 1: 200 ml

Vamos transformar ml em litros:
200 ml -> 0,2L

Molaridade 2: não temos, é o que iremos calcular com a fórmula acima.
Volume 2: 500 ml

500 ml foi obtido através de 300 ml + 200 ml = 500 ml.
500 ml equivale a 0,5L.

Então:

0,2.0,5 = 0,5.M2
0,1 = 0,5 . M2
\boxed{M2 = 0,2 mol/l}
2 3 2
2014-06-08T23:27:03-03:00
Volume final = ( 200 + 300 = 500 ml = 0,5 L)


M.VI = Mf.Vf

0,5 . 0,2 = 0,5 . Mf

Mf = 0,2 mol / L