Um ponto material em movimento adquire velocidade que obedece à função v = 20-4t (no SI). Pede-se :

a- a velocidade inicial e a aceleração;

b- a velocidade no instante 2s;

c- o instante em que o ponto material muda de sentido;

d- a classificação do movimento ( acelerado ou retardado ) no instante 8s.

2

Respostas

2014-06-09T10:29:59-03:00
Olá, Jeancarlos3636!

V = Vo + at
V = 20 - 4t

a)
Vo (velocidade inicial) = 20 m/s
Aceleração: -4 m/s²

b) No instante 2s:
V = 20 - 4.2
V = 20 - 8
V = 12 m/s

c) 
0 = 20 - 4t
-20 = -4t
-4t = -20
t = -20/-4
t = 5s

d) 
V = 20 - 4 . 8
V = 20 - 32
V = -12 m/s

É retrógrado (retardado).
6 4 6
A melhor resposta!
2014-06-09T10:33:24-03:00
Olá Jean.
V = Vo + at
Onde:
V = Velocidade Final;
Vo = Velocidade inicial;
a = Aceleração
t = Tempo

Função: V = 20 -4t

Vamos lá.

a) Velocidade inicial (Vo) e Aceleração (a)
Vo = 20 m/s
a = - 4 m/s²

b) Velocidade (V) no instante (t). t = 2s

V = 20 -4.2
V = 20 - 8
V = 12 m/s
c) O instante (t) em que muda de sentido, ou seja, a velocidade final igual a 0.
0 = 20 - 4t
0 - 20 = -4t
-4t = -20
t = -20 / -4
t = 5 s


d) A classificação do movimento ( acelerado[+] ou retardado[-] ) no instante[t] 8s.

V = 20 - 4 . 8
V = 20 - 32
V = -12
Logo o movimento e retardado.
4 4 4