Respostas

2014-06-09T16:08:03-03:00
Esse plano foi criado pelos EUA após a segunda guerra mundial, com a finalidade de financiar a reconstrução dos países europeus capitalistas após 1945.Deu certo. Por isso, os países que receberam a ajuda fizeram um acordo com os EUA de impedir o avanço das idéias socialistas/comunistas dentro de seus territórios assim como compravam tudo que precisavam nas mãos dos EUA. 

Um fator decisivo na reconstrução da Europa Ocidental no pós-guerra foi o Plano Marshall. Este consistia na cessão por parte dos norte-americanos de empréstimos vultuosos, a juros reduzidos e prazos dilatados. Entre 1948 e 1952, Inglaterra, França, Itália e Alemanha foram alguns países que mais se beneficiaram com esses empréstimos. 

Além da ajuda norte-americana, outro fator que muito contribuiu para o reerguimento da Europa Ocidental foi o processo de integração entre os seus países, iniciado já nos anos 1950. 
Esse processo teve início com o CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço), organismo criado em 1951 pela Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com o objetivo de ajudar a reconstrução da indústria continental arruinada pela Segunda Guerra. Em 1957, esses seis países criaram o MCE (Mercado Comum Europeu), ou CEE (Comunidade Econômica Européia), visando superar as rivalidades entre eles e promover a integração econômica.