Respostas

2014-06-09T17:38:58-03:00
Os indicadores ácido-base são substâncias que adquirem cor diferente na presença de soluções ácidas e de soluções básicas. São elas que permitem identificar o pH de determinada solução que se deseja estudar. Estas substâncias , como nos indicam o carácter ácido ou básico de uma solução, designam-se de indicadores ácido-base 
Os indicadores ácido-base mais usados em laboratório são: 
*Papel indicador universal - Adquire cor vermelha em soluções ácidas e cor azul aroxeada em soluções básicas 
*O alaranjado de metila 
*A fenolftaleína - A sua solução alcóolica é incolor, mantendo a sua cor em substâncias ácidas ou neutras e, adquirindo cor carmim na presença de substâncias básicas. 
*O negro de Eriocromo-T 
*A tintura azul de Brutimol 
*A tintura azul de tornesol - A sua solução ao natural é azul, mantendo cor azul em substâncias básicas ou neutras e, adquirindo cor vermelha na presença de substâncias ácidas. 
*A solução aquosa de chá preto - A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas. 
*A solução aquosa de Beterraba - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor roxa em contacto com soluçoes básicas. 
*A solução aquosa dos Bróculos 
*A solução aquosa dos rabanetes - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas. 
*A solução aquosa da pêra - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
2014-06-09T17:48:02-03:00
É aquilo que indica se a substância é básica ou não por meio da mudança de cor