defina este trecho!Para se obter esse pensar é preciso ter-se ou criar-se a capacidade de sair ou tomar distância de sua própria cultura, dos valores por ela cultivados, para daí penetrar e entender outras culturas pelos valores dessas outras culturas, não de sua própria. Tal método de pensar é condição sine qua non para existir o pensamento antropológico; mas é um ideal a ser alcançado, está em permanente construção, porquanto ele induz o homem a vivenciar uma ética difícil de ser realizada plenamente. Como, diante das evidências gritantes das diferenças e das desigualdades entre culturas, entre povos, podemos e devemos ver tais diferenças num plano de igualdade e respeito? Em suma, a Antropologia nasceu como um modo revolucionário e radical do homem pensar a si mesmo, que empurra o homem ao esforço de superar seus preconceitos, sua própria cultura, para poder entender e vivenciar a cultura do outro, ou seja, qualquer cultura.

1

Respostas

2013-07-10T19:09:55-03:00
Para ver as diferenças culturais num plano de igualdade e respeito é preciso traçar uma concepção cosmopolita dos direitos humanos, tendo como pressuposto fundamental, o diálogo intercultural, que tem seu princípio no respeito mútuo e principalmente em enxergar as culturas apenas como DIFERENTES e não melhores ou piores. É preciso lembrar ainda que para se preservar o respeito é preciso superar o relativismo, que muitas vezes encobre atrocidades contra indivíduos.
Tem um livro muito bom que fala sobre isso e nos dá uma visão ampla sobre o tema. O livro se chama "Educação, Direitos Humanos e Cidadania" dos autores: Washington Cesar Shoiti Nozu e Plínio Antônio Brito Gentil; editora UFMS! 
1 5 1
obrigada pela resposta estava precisando dela e nao consegui definir este trecho
de nada!