Respostas

2014-06-09T22:15:57-03:00
O romance Indianista – este tipo de prosa romantismo faz parte de um projeto de valorização da cultura nacional através de uma postura nacionalista que coloca o indígena como símbolo nacional e expressa características como heroísmo, coragem e pureza. Valoriza também a exuberância das nossas matas tropicais mostrando o poder da natureza sobre o homem. 

O romance regionalista ou rural – este tipo de narrativa faz parte do mesmo projeto de valorização da cultura nacional, através da apresentação dos costumes, comportamentos e geografia de determinadas regiões do Brasil. Retrata também o cotidiano da vida nas fazendas do interior do Brasil. 

O Romance Urbano – prosa romântica que inaugura a publicação do romance de ficção no Brasil. Se caracteriza por apresentar os costumes socio-culturais da sociedade, em especial a sociedade carioca, da 1º metade do século XIX. As narrativas urbanas do Romantismo retratam basicamente o cotidiano da corte do Rio de Janeiro. (a Moreninha).

O romance histórico – seguindo a mesma linha de valorização nacional. O romance histórico relata episódios históricos ocorridos no Brasil desde o inicio da sua valorização.