Respostas

2014-06-09T23:08:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A)

f(x)=150(1,01)^{x}\\
\\
f(12)=150.(1,01)^{12}\\
\\
f(12)=150.1,1268\\
\\
\boxed{f(12)=169,02}

b)

150.(1,01)^t=300\\
\\
(1,01)^t=2\\
\\
log(1,01)^t=log2\\
\\
tlog(1,01)=log2\\
\\
\boxed{t=\frac{log2}{log(1,01)}}
A melhor resposta!
2014-06-10T01:24:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Geise,

dos dados da questão a, temos que:

\begin{cases}C=150\\
taxa~i=1\%~a.m.~\to~i=1/100~\to~i=0,01*12~\to~i=0,12\\
periodo~tempo~t=1~ano\\
M=?\end{cases}

Como o rendimento de aplicações bancárias são dadas por juros compostos, usaremos a fórmula dos juros compostos:

M=C(1+i)^t\\
M=150*(1+0,12)^1\\
M=150*(1,12)^1\\
M=150*1,12\\
M=168\\\\
\boxed{Portanto,~ele~tera\´~\to~R\$~168,00}

__________________________________

dos dados da questão b, temos:

\begin{cases}C=150\\
taxa~i=1\%~a.m.\to~i=1/100\to~i=0,01*12\to~i=0,12\\
M=300\\
t=?\end{cases}

Pela fórmula dos juros compostos...

M=C(1+i)^t\\
300=150*(1+0,12)^t\\\\
 \dfrac{300}{150}=(1,12)^t\\\\
(1,12)^t=2\\
log1,12^t=log2

Usando a p3 (logaritmo da potência), teremos:

logb^k~\to~k*logb

t*log1,01=log2

Verifique na sua calculadora, (log1,12≈0,049 e log2≈0,301), substituindo-os temos que:

t*0,049=0,301\\\\
t= \dfrac{0,301}{0,049}\\\\
t=6,1428...\\\\
Ou~seja,~um~tempo~de~\approx6~anos.

Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos =))


1 5 1