Respostas

2014-06-10T12:41:50-03:00
Se esse "minimizar a interferência humana" for em relação ao meio ambiente, aí vai:

Ações individuais: Acabar com o consumismo, que é o consumo exagerado e dispensável de produtos que não são necessários. Reduzir o consumo de energia elétrica e de água. Destinar o lixo doméstico corretamente, com uma coleta seletiva, por exemplo etc.
Coletivas: Optar pelo transporte público, reduz as emissoes de gases poluentes na atmosfera, reduz o consumo de combustivel, que na sua maioria ainda é o petróleo.
Oficiais: Investir em transporte público de qualidade, isso faz com que a população não migre para outros meios. Realizar coleta seletiva do lixo doméstico da população, pois do que adianta as pessoas separarem, se no final será tudo misturado novamente, nao é? Investir em fontes alternativas de energia, como eólica, solar e de marés (Brasil tem grande potencial nelas)

Ja as contradições são grandes, pois enquanto as pessoas se esforçarem para reduzir o consumo, as multinacionais investem pesado divulgação promovendo uma espécie de "Cultura de consumo". Elas, por meio da mídia, nos bombardeia a todo instante com progagandas de produtos totalmente desnecessários, mas nos faz acreditar que nao seremos felizes se não os tivermos. É a ótima capitalista sendo ela mesma. Na verdade o que deve haver é a divulgação da "Cultura do desenvolvimento sustentável", unico motor para o crescimento de uma sociedade, tanto social quanto econômico, sem abrir mão da preservação de um bem tão precioso.
8 5 8
Quis dizer "ótica" no últmo parágrafo, não ótima rsrs :))
Obrigado !!!