1)identifique a pessoa,o tempo e o modo dos verbos destacados nestas frases
do texto:
a)"sei que vivo me queixando de tudo"
b)"mas gostaria que vocês parassem de cantar"

2)identifique na tirs duas locuções verbais

3)na frase "mas gostaria que vocês parassem de cantar", a forma verbal destacada:
a)transmite a idéia de uma ação completamente concluída
b)expressa uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala
c)expressa a idéia ee um acontecimento possível no futuro
d)indica um fato incerto ou impossível

4)reescreva ss frases, empregando adequadamente no particípio os verbos indicado
a)o navio tinha(submergir)em questão de horas
b)àquela hora, já havia(expressar)minha opinião sobre o assunto
c)os exercícios que foram(imprimir)ontem estão(prender)na gráfica
d)o diretor disse que as aulas seriam(suspender)até que os focos de mosquitos fossem(extinguir)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-10T13:20:37-03:00
2) identificando duas locuções verbais
a) vivo me queixando;
b) parassem de cantar
3 4 3
2014-06-10T18:25:36-03:00
a)"sei que vivo me queixando de tudo" VIVO - presente do indicativo, primeira pessoa do singular; QUEIXANDO: GERÚNDIO - FORMA NOMINAL DO VERBO INDICA QUE ESTÁ ACONTECENDO
b)"mas gostaria que vocês parassem de cantar"
- GOSTARIA - modo indicativo - futuro do pretérito primeira pessoa do singular; PARASSEM - MODO subjuntivo, tempo presente, terceira pessoa do plural;

2) vivo me queixando
gostaria que vocês parassem

3) Letra B

4)  a)o navio tinha(submergir)em questão de horas - SUBMERGIDO
b)àquela hora, já havia(expressar)minha opinião sobre o assunto - EXPRESSADO
c)os exercícios que foram(imprimir)ontem estão(prender)na gráfica - IMPRESSOS / PRESOS
d)o diretor disse que as aulas seriam(suspender)até que os focos de mosquitos fossem(extinguir)
- SUSPENSAS / EXTINTOS



3 3 3