Respostas

2014-06-10T20:12:45-03:00
O que acontece entre o bicarbonato e o ácido acético é uma reação de neutralização, pois o bicarbonato é básico. Esta reação libera CO2, segundo a equação:
H(+) + HCO3(-) ---> CO2 + H2O.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-10T20:18:07-03:00
O vinagre é ácido. Portando há excesso de íons H30 (+). Quando o bicarbonato de sódio (NaHCO3) é colocado em contato com o vinagre,ocorre a seguinte reação : H30 (+) + HCO3 (-) ------> CO2(g) = 2 H20 é liberado por gás carbônico (CO2),que causa a efervescência.

1 5 1