Uma das teses críticas ao liberalismo veio do positivismo, princípio metodológico desenvolvido por Augusto Comte. Para ele, a sociedade deveria ser organizada em torno da ciência, e esta deveria ser a orientadora da conduta humana. Colocando os elementos sociais acima dos interesses individuais, para ele, as ciências "verdadeiras" são aquelas que derivam das ciências naturais. Sua visão se aproxima do método desenvolvido por Descartes, da qual as leis gerais determinam o pensamento os fenômenos particulares. Desta forma, sobre o pensamento positivista, assinale a alternativa correta:

O conhecimento só pode ser obtido de forma parcial. Não se pode chegar a uma conclusão geral sem ter entendido a particularidade. O positivismo desconsidera a experiência empírica e valoriza a sensitiva, ou seja, emocional.

Desta forma, a objetividade tem um papel central nas teses positivistas. O pensador ao estabelecer sua visão sobre a natureza, está sustentado exclusivamente em sua compreensão particular, desta forma, estabelecendo a impossibilidade de compreender a sociedade por um método geral.

Diferente das leis naturais, as leis sociais obedecem a critérios subjetivos que, ao serem executados, se realizam com perspectivas sustentadas em uma ordem mágica cujos valores estão assentados em uma subjetividade.

O ser humano estabelece uma relação única com os elementos naturais. Estes ganham sentido para mente humana, mas não existem independente delas.

Para Comte, a matemática é a "mãe" de todas as ciências naturais, as quais são as únicas sustentadas em objetos de estudo empíricos. Estas ciências são responsáveis, para ele, pelo desenvolvimento das sociedades humanas.

1

Respostas

2013-07-11T21:47:45-03:00
 a resposta é a E,Comte diz que
 a matemática é base para tudo na vida dos seres humanos
5 3 5