Respostas

A melhor resposta!
2014-06-11T15:07:27-03:00
A Bacia Amazônica é formada por todos os rios, córregos e demais tipos de mananciais que deságuam suas águas no rio Amazonas. Essa bacia abrange estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia).
Ocupando uma área de 5 846100 km², a bacia em questão é a maior do mundo. Nela existe um grande número de rios, a maioria deles é detentora de um grande volume de água. O rio que dá nome à bacia (Amazonas) tem sua nascente nos Andes, mais precisamente no Peru. Durante o seu percurso, o rio é denominado de maneiras distintas. No Brasil, por exemplo, seu primeiro nome é Solimões, mas passa a ser chamado de Amazonas quando converge com o Rio Negro.
4 5 4
2014-06-11T15:19:14-03:00
- bom , a teoria mais aceita pelos geólogos é de que o rio amazonas formou-se a partir de um grande golfo , que originalmente se abria ao oceano pacifico. Com a separação do super continente pangeia há 130 Ma , o deslocamento da placa para oeste gera a formação da cordilheira dos andes há 65 Ma , esse golfo fechado a oeste , se abre para o leste pela captura de drenagem vinda do atlantico , tendo um grande rio assim formado.
3 3 3