Respostas

A melhor resposta!
2014-06-11T15:28:27-03:00
Verbo intransitivo, é o verbo que não precisa de complemento para fazer sentido, por exemplo:  A criança dorme. (o verbo DORME é intransitivo, pois mesmo que não tenha nada acompanhando,ele fez sentido, porém se falamos "a criança dorme na cama" o verbo DORME continua sendo intransitivo, porque se tirarmos o DA CAMA, o sentido continuaria presente). 

Verbo transitivo, é o verbo que precisa de um complemento para ter sentido. Os verbos transitivos são divididos em dois grupos:

VERBO TRANSITIVO DIRETO: quando o objeto não é acompanhado por uma preposição..    ex: O cão mordeu o menino.  verbo: mordeu  objeto direto (sem preposição) : o menino

VERBO TRANSITIVO INDIRETO: o objeto é acompanhado por preposição.. 
ex: André obedece aos pais   VERBO: obedece   objeto indireto (com preposição): AOS pais 

as principais preposiçoes são:  a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, sem, sob, sobre, tras
1 5 1
2014-06-11T15:33:49-03:00
Verbo transitivo sao aqueles que nao tem sentido completo ou seja,precisam de um complemento . 
EX: Luana foi( para Bélgica )
Se luana foi,ela foi a algum lugar ...

Verbo Transitivo Direto sao aqueles que precisam de um complemento que no caso é uma preposicao 
EX:Luana gosta de (comer chocolate ) 
Se luana gosta,ela gosta DE alguma coisa

Desculpe ... minha resposta está totalmente errada ... eu confundi tudo :/ auauheuaheuhae mals