A Guerra do Paraguai (1864-1870) acelerou a crise do Império e da escravidão no Brasil. Sobre a guerra em questão, é correto afirmar:
a) Foi desencadeada pelas ações do Brasil em território paraguaio. Em decorrência de seu caráter expansionista, o Império brasileiro almejava liquidar com o desenvolvimento econômico guarani.
b) O Brasil contou com aliados importantes na guerra, os quais, porque eram republicanos, geralmente lutavam em trincheiras opostas às do Império, como é o caso da Argentina e do Uruguai, países com os quais o Brasil formou a Tríplice Aliança.
c) Em decorrência de sua proximidade geográfica, o Uruguai e a Argentina forneceram a maior parte dos contingentes militares da Tríplice Aliança, principalmente nos anos finais da guerra.
d) A partir da conquista de Uruguaiana, na qual formaram importante base militar, os paraguaios, então liderados por Solano Lopez, dominaram toda a Província do Rio Grande do Sul em 1865, aspecto que quase decidiu os rumos da guerra.
e) Após a guerra, o Exército e a Marinha imperiais passaram a apoiar fortemente a Monarquia, com o objetivo de que seus projetos militares fossem contemplados por D. Pedro II.

1

Respostas

2014-06-12T13:30:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

A alternativa correta é "b) O Brasil contou com aliados importantes na guerra, os quais, porque eram republicanos, geralmente lutavam em trincheiras opostas às do Império, como é o caso da Argentina e do Uruguai, países com os quais o Brasil formou a Tríplice Aliança".

Bons estudos!
1 5 1