Núcle do sujeito
observe as orações a seguir .os termos sublinhados são o sujeito de cada oração.

o gato entrou no meu quarto.
o gato doente entrou no meu quarto.
o gato doente do vizinho entrou no meu quarto.
o pobre gato doente do vizinho entrou no meu quarto.
o pobre gato doente do vizinho da casa em frente a minha entrou no meu quarto.

a) quais palavras do sujeito da ultima oração poderiam ser eliminadas sem prejudicar o sentido principal?
b)qual é a palavra mais importante do sujeito de cada oração,ou seja,aquela que não poderia ser tirada sem prejudicar o sentido principal da frase?
c)com que palavra do sujeito de cada oração o verbo esta concordando?

2

Respostas

2014-06-11T20:16:33-03:00
Cjxjxjxjjxjxjdhhzhhzhzbzbbbzhsbbbsbsbsbsbsbsjssjjsjsjsjsjsjjsjjjsjsjsjsjsjsjsjsjjss
A melhor resposta!
2014-06-11T23:04:25-03:00
o gato entrou no meu quarto.
o gato doente entrou no meu quarto.
o gato doente do vizinho entrou no meu quarto.
o pobre gato doente do vizinho entrou no meu quarto.
o pobre gato doente do vizinho da casa em frente a minha entrou no meu quarto.

a) quais palavras do sujeito da ultima oração poderiam ser eliminadas sem prejudicar o sentido principal? (o pobre doente do vizinho da casa em frente a minha): FICARIA ASSIM: O GATO ENTROU NO MEU QUARTO.
b)qual é a palavra mais importante do sujeito de cada oração,ou seja,aquela que não poderia ser tirada sem prejudicar o sentido principal da frase?
GATO
c)com que palavra do sujeito de cada oração o verbo esta concordando?

GATO

3 5 3
obrigada
O núcleo do sujeito de todas as orações é GATO