Respostas

A melhor resposta!
2014-06-11T21:41:59-03:00
A) - 2/5 + 3/1 = fazer mmc entre 5 e 1 para reduzir ao mesmo denominador
    -2 + 15/5  = 13/5
b)- 1/6 + 2  Mmc = 6 logo: -1 + 12/6 = 11/6

c) -5/3 + 1 = mmc = 3 logo: -5+3/3 = -2/3
d)-4 - 1/2 = mmc = 2 logo: -8-1/2 = -9/2
e) 5/8 + 1/2 -2/15 - Essa tem 3 denominadores: 8, 2 e 15. O mmc dá 120. Entao a primeira fração tem q ser multiplicada por 15 (120:8 - 15), a segunda por 60 e a terceira por 15 (120 : 15 = 8). Fica entao:
75+60-16/120 = 119/120
f) 1/2 - 1/3 + 1/5 mmc entre 2, 3 e 5 é 30. Entao
15-10+6/30  = 11/30

espero ter ajudado! Qualquer duvida, pode me perguntar q eu esclareço. abç
2 5 2
2014-06-11T23:56:58-03:00
Como faço essas questões?
a)  (-2/5) + 3=

     2
- ----- + 3 =
     5

- 2     + 15         13
------------    =   ------   =   13/5
     5                   5


b) -1/6 + 2 =


    1
- ----- + 2 =
    6

- 1    + 12          11
---------------  = -------  = 11/6
      6                  6

c) - 5/3 + (+1)=


      5
- ------- +  1 =
      3

- 5       +  3          -  2             2
---------------- =  --------  = -  ------   = - 2/3
       3                      3             3


d) - 4 + ( - 1/2) =

             1
- 4  -  --------    =
             2

- 8   -  1                 - 9               9
---------------   =   --------  =   -  -------   = - 9/2
           2                   2                2



e) + 5/8 + ( + 1/2) + (- 2/15) =


       5             1            2
--------- +   --------- - -------- =
      8               2          15                mmc 8, 2, 15| 2
                                                               4, 1 ,15| 2 
                                                                2, 1,15| 2
                                                                 1,1,15| 3
                                                                 1,1, 5| 5
                                                                  1,1,1/       2.2.2.3.5 = 8x15 = 120
   75   +        60          -  16
----------------------------------------
                  120

135 - 16        119
----------  = --------   =     119/120
    120            120



f) + 1/2 + ( -1/3) + ( +1/5) =


       1           1             1
 --------  -  ------- + ---------
      2            3             5        (2,3,5 são nºs primos) então 2.3.5 = 30(mmc)

    15   -      10    +       6
--------------------------------=
               30

21 - 10        11
--------- =  ------    =  11/30
    30           30