(CEPBJ) Leia este texto.

Trabalho é descendente direto da palavra latina tripalium. E o que era o tripalium? Um instrumento composto, como o nome indica, de três paus, mais precisamente três estacas que eram fincadas no chão (representando os vértices de um triângulo) e se encontravam no alto. A essa estrutura se prendiam pessoas para serem martirizadas. Isso mesmo: por mais que tal ideia revolte uma sensibilidade moderna, o antepassado daquele que “enobrece e dignifica o homem” era um instrumento de tortura. A punição e o suplício estão intimamente ligados ao trabalho. Quando o verbo trabalhar foi usado pela primeira vez em uma língua românica – no francês do século XII – as ideias que expressava eram duas: submeter a padecimentos físicos ou morais e sofrer terrivelmente (vem daí a expressão trabalho de parto). Já estavam lá, portanto, as duas linhas de força, a ativa e a passiva, que teriam papéis complementares na evolução semântica da palavra. Trabalhar era padecer, extenuar-se, acabar-se na labuta, como faziam escravos e condenados. Era também exercer uma ação – modificadora e, por metáfora, torturante – sobre a terra, os alimentos, os animais. Para que fossem surgindo gradualmente as acepções modernas, positivas e relativamente indolores ligadas ao exercício de uma profissão, porém, seria preciso esperar alguns séculos. Data de 1600 o primeiro registro de travail como “atividade profissional cotidiana necessária à subsistência”. Não por acaso, a evolução semântica do trabalho caminhou paralelamente à ascensão da visão de mundo burguesa, que o valoriza, e ao declínio dos modelos econômicos baseados na escravidão e na servidão.

Disponível em: <http://ninitelles.blogspot.com.br/2012/02/voce-sabia-trabalho.html>. Acesso em: 15/10/2012, às 21 horas. (Adaptado)

Com base no que foi estudado sobre o conceito de trabalho, é correto afirmar que, de acordo com o texto,
Escolher uma resposta.a. os termos que originaram a palavra trabalho significam a mesma coisa, enobrecimento e dignidade para o ser humano.b. a palavra trabalho vem do latim tripalium, significando aquilo que enobrece e dignifica o homem.c. o trabalho caminhou ao lado da ascensão da burguesia, o que significa que, historicamente, este pode ser entendido como uma atividade prazerosa e nada exploradora.d. é possível entender a origem da palavra trabalho como suplício e como fruto das revoluções burguesas, mas também como atividade profissional necessária à subsistência.e. a palavra trabalho vem do latim, significando suplício, punição. Mais tarde o termo travail atribuiu ao conceito de trabalho a ideia de atividade necessária à sobrevivência humana.

1
Letra B
Não é a letra B

Respostas

2014-06-13T17:05:51-03:00
Ja enviou esta questao ao cep?
1 2 1