Dois cientistas realizam experiências simultâneas em duas cidades distintas: La Paz, na Bolívia e Santos, no Brasil. Eles se comunicam através de computadores via Internet, para transmissão dos dados coletados. Para tanto utilizam recipientes idênticos A e B, contendo a mesma quantidade de água na mesma temperatura inicial de 20OC. O recipiente A está em La Paz, que fica a uma altitude de 3.636 m em relação ao nível do mar e o recipiente B em Santos. Ambos os recipientes estão abertos e expostos à atmosfera. A partir de um mesmo instante, os recipientes são aquecidos por fontes térmicas de mesma potência. A experiência foi realizada de forma que todo calor liberado pelas fontes térmicas é absorvido totalmente pelas massas de água dos dois recipientes, sem perdas. É correto afirmar que:

Escolha uma:

A - O cientista em La Paz observa que a água começa a ferver antes no recipiente A, porque a pressão atmosférica é maior em Santos.

B - O cientista em Santos observa que a água começa a ferver antes no recipiente B, porque a pressão atmosférica é maior em Santos;

C - O cientista em La Paz observa que a água começa a ferver antes no recipiente A, porque a pressão atmosférica é menor em Santos.

D - O cientista em Santos observa que a água começa a ferver no recipiente B no mesmo instante que no recipiente A.

1

Respostas

2014-06-12T19:56:51-03:00
   A pressão atmosférica é, primeiramente, a força exercida pela atmosfera sobre a superfície. Quanto mais próximo do nível do mar, maior a pressão (possui a maior distância da última camada atmosférica), e consequentemente, será preciso mais energia para uma molécula vencer a pressão e mudar de estado físico. Quanto mais alto o local, menor a resistência, então, menos energia necessária para mudar de estado.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Comparando a teoria com o enunciado:

I---->Em La Paz a altitude é maior, logo, existe menos pressão, então, a água vai ferver primeiro lá
II---> Em Santos, devido à proximidade do mar, a pressão atmosférica é maior, logo, é preciso mais energia para que a água mude de estado, então, ela irá ferver depois de A.

Alternativa  "A"
6 4 6