Gente, vou voltar a fazer uma pergunta referente á Progressão Aritmética (P.A) !

14) O sétimo termo de uma PA é 20 e o décimo é 32. Agora determine o vigésimo quinto termo.

Por favor gente, façam a conta tudo certinha ok? Obrigado desde já pessoal ;D xD !

2

Respostas

2014-06-13T14:41:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A7=20    a7=a1+6r      20=a1+6r    a1=20-6r
a10=32    a10=a1+9r   32=a1+9r    a1=32-9r
então 20-6r=32-9r  ou  9r-6r=32-20  3r=12  r=12/3  r=4
a7=a1+(6 * 4)  20=a1+24  a1=20-24    a1=-4

a25=a1+(24*r)    = -4 + ( 24*4)  = -4 + 96  = 92
resposta a25=92
A melhor resposta!
2014-06-13T14:51:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Razão da PA ( r )
an = ak + ( n - k ).r
20 = 32 + ( 7 - 10 ) . r
20 = 32 - 3.r
20 - 32 = -3. r
-12 / -3 = r
r = 4

====================
Calcular a1
an = a1 + ( n - 1 ) . r
20 = a1 + ( 7 - 1 ) . 4
20 = a1 + 6 . 4
20 = a1 + 24
20 - 24 = a1
a1 = -4
========================
Com os valores conhecidos calculamos o valor de ( an=25)
a25 = a1 + ( n -1) . r  
a25 = -4 + ( 25 -1) . 4

a25 = -4 + 96
a25 = 92
2 5 2
Claro é só mandar um recado. clica no meu nome e coloca suas dúvidas que eu ajudo no que for possível . um abraço.
Tudo bem. Nunca pensou em ser professor de matemática? rs
já dei aulas para o 1º e 2º grau e no curso Superior de Ciência da Computação, só que de lógica, lógica de programação e outras matérias.
Entendo. Pode me adicionar no brainly? Obrigado querido...
Cara não sei onde adicionar você.