Duvida de acentuação gráfica de português............... 3 duvidas. (90 pts)


(1)
A palavra estratégia

é acentuada pelo motivo de ser uma paroxítona terminada em ditongo seja ele crescente ou decrescente? conforme esta separação: es - tra - té- gia ?

Ou é acentuada pelo motivo de ser um proparoxítona, uma vez que todas serão acentuadas. conforme a separação : es - tra - té gi - a ?

(2)
Hiatos ( i ou u) de segunda sílaba tônica precedidos de ditongos não são acentuados? isso é verdade ou é uma regra antiga?

Ex:Bocaiuva , baica etc..


(3) A palavra méis é acentuada devido por ser um monossílabo tônico aberto em éi seguido de ''s'' ou seria outra coisa?

2

Respostas

2014-06-13T16:34:41-03:00
1) -> ela é acentuada pelo motivo de ser uma paroxítona, pois a palavra se separa assim: es.tra.té.gi:a e na palavra há um ditongo por isso q é uma paroxítona
A melhor resposta!
2014-06-13T16:39:29-03:00
1)
A palavra estratégia

é acentuada pelo motivo de ser uma paroxítona terminada em ditongo seja ele crescente ou decrescente? conforme esta separação: es - tra - té- gia ?

Ou é acentuada pelo motivo de ser um proparoxítona, uma vez que todas serão acentuadas. conforme a separação : es - tra - té gi - a ?
Estratégia é acetuada porque é uma paroxítona terminada em ditongo. Essas palavras são consideradas paroxítonas e eventuais proparoxítonas pois admite dupla prosódia (parte da fonética que descreve a pronúncia da palavra).

(2)
Hiatos ( i ou u) de segunda sílaba tônica precedidos de ditongos não são acentuados? isso é verdade ou é uma regra antiga?
Ex:Bocaiuva , baica etc..
Na nova ortografia, não se usa mais acento no (i) e no (u) queando se presentarem depois de um ditongo, portanto é correto o que está afirmado.
(3)
A palavra méis é acentuada devido por ser um monossílabo tônico aberto em éi seguido de ''s'' ou seria outra coisa?

Os monossílabos tônicos formados por ditongos abertos acompanhados ou não de s receberão o acento, portanto, méis, réu, dói, véu, réis etc.

1 5 1
Você deve ser bem experiente.. aposto que é formada em letras..
Sou farmacêutica... formada em outras coisinhas...