Complemento nominal é a parte paciente, podendo ser representada.
Exemplo: "João ficou à disposição…" à disposição de quem? Por exemplo da empregada (da empregada é o complemento nominal).

A pergunta inevitável é: de que? ou de quem? A resposta (da empresa, da Justiça, da família, da escola, etc.) é um complemento nominal, porque completa o sentido de um nome (à disposição).

Respostas

2014-06-13T16:24:09-03:00
É um adjetivo simples e composto referente a substantivo, adjetivo e advérbio que completa o sentido de um nome. Ele completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.

1 1 1
A melhor resposta!
2014-06-13T16:51:42-03:00
Complemento nominal é uma palavra ou expressões que completam o sentido de outra palavra. É muito parecido com o objeto indireto mas, para não confundir, o objeto indireto completa sempre o VERBO nunca um substantivo.
Por exemplo: Paulo tem saudades do tempo de criança
Observe: Paulo tem saudades - SAUDADES é uma palavra que fica meio incompleta, vc perguntaria logo: saudades de quê? do tempo de criança (complemento nominal) 
1 5 1