Ajuda pf preciso rápido


http://salavirtual.bomjesus.br/file.php/4777/Lingua_Portuguesa/Por18.jpg

(CEPBJ) Assinale a opção correta sobre a análise sintática do texto acima.
Escolher uma resposta.
a. A expressão por grito distante de quero-quero ou de gavião espreitando a presa do alto (linhas 23-24) funciona como agente da passiva da frase em questão. O núcleo desse termo – distante (linha 23) – é modificado por três adjuntos adnominais: grito (linha 23), de quero-quero (linha 23) e de gavião (linhas 23-24).
b. O predicado de O sol do mês de abril tornava as coxilhas douradas (linhas 22-23) é verbo-nominal, pois apresenta dois núcleos: tornava (linha 22), que é o núcleo verbal do predicado, e douradas (linha 23), que é o predicativo do sujeito O sol do mês de abril (linha 22).
c. Os termos capitão Teixeira (linha 18), meu amigo (linha 19) e amigo Milonga (linha 25) são vocativos, pois dirigem a frase a um destino em específico. Tal termo não se relaciona nem ao predicado nem ao sujeito e pode, inclusive, ser usado em frases nominais, ou seja, sem verbo.
d. As duas aparições do verbo comer (linha 03 e linha 22) têm a mesma transitividade, pois os complementos exigidos por tal verbo para que seu sentido se complete estão presentes nos períodos em questão.
e. O pronome Lhe (linha 21) desempenha a função sintática de objeto direto, uma vez que complementa um verbo transitivo direto – agradeço. Seria incorreto, portanto, usar o pronome a ou o para
complementar tal verbo.

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-06-13T17:35:44-03:00
Eu acho que pode ser a ou a e