(CEPBJ) Um grupo de alunos do Colégio Bom Jesus, ao se deparar com um pequeno córrego (um pequeno rio) em uma serra, observa que ele está cheio de sedimentos, seguindo seu caminho em direção ao mar. Um dos alunos observa a situação e afirma: “olhem que fantástico: as rochas, aparentemente tão sólidas, estão a deslizar como fragmentos inquietamente sob nossos pés. Com o passar dos anos esses sedimentos são levados de um lado a outro. Quantos impérios, quantas cidades foram destruídas ou soterradas por esses sedimentos." Esse jovem aluno descobriu algo intangível contra o qual a mente humana há muito se questiona: o tempo.
Tendo em vista a dinâmica da crosta terrestre e seu relevo, o aluno estava se referindo
a. ao choque das placas tectônicas, que pode fazer a placa mais pesada mergulhar sob o magma, afundando continentes lentamente.
b. ao movimento das placas tectônicas, que pode fazer grandes continentes sólidos deslizarem sob o magma.
c. ao processo de vulcanismo que cobre com suas lavas enormes regiões, fazendo com que cidades sejam destruídas, desaparecendo por completo.
d. ao processo de erosão, que no longo tempo da natureza, é capaz de desgastar inteiramente, por exemplo, grandes cadeias montanhosas.
e. à deriva continental, responsável pela abertura dos oceanos e à formação dos continentes tais como os conhecemos atualmente.

1

Respostas

2014-06-13T22:11:21-03:00
A resposta para a pergunta é a alternativa d, que fala do processo de erosão, que nada mais é do que o desgaste da parte superficial do solo tanto pela ação dos ventos, da água, etc.  O processo de erosão pode ser lento, liberando esses sedimentos aos poucos. No caso o processo de erosão deu-se pela ação da água, que agora carrega os sedimentos até o mar ou até se depositarem no fundo do rio, causando outro fenômeno, chamado assoreamento.
1 1 1