Preciso de ajuda com esse exercício de Quimica , alguém pode me ajudar ? :)


Uma solução de densidade 1,2 g/mL é formada pela dissolução de 10 g de um sal em 290g de H2O . Calcular a concentração dessa solução em g/mL e g/L

Gabarito :

g/mL = 0,04
g/L = 40

tentei fazer mas o resultado não bateu com o gabarito

2

Respostas

2014-06-14T11:02:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Souacarol,

10g  de sal + 290g de H2O =300. de solução

D=m/v
1,2= 300/v
v= 250 mL ou 0,25L

São 10g de sal
C=m/v
C= 10/0,25
C= 40g/L
3 3 3
A melhor resposta!
2014-06-14T11:04:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos tirar os dados do problema para ficar mais fácil de fazer o cálculo 

d = 1,2 g/mL
sal = 10 g
H2O = 290g

Bom , primeiro temos que calcular o volume , já que temos a densidade , usamos a fórmula dela para fazer o cálculo do volume

d=  \frac{m}{v}  \\  \\ 1,2 =  \frac{290 + 10}{v}  \\  \\ 1,2 =  \frac{300}{v}  \\  \\ 1,2v = 300 \\  \\ v  = \frac{300}{1,2}  \\  \\ v = 250 mL

agora é só calcular a concentração em mL

C =  \frac{ m_{1} }{v}  \\  \\ C =  \frac{10}{250}  \\  \\ \boxed{C = 0,04 g/mL}

pronto , já temos a concentração em g/mL

agora é só converter em g/L

1 mL ----------------- 0,04 L
1000 mL ------------- x 

x = 1000.0,04
x = 40 g/L
3 5 3