Respostas

A melhor resposta!
2014-06-14T14:32:11-03:00
Troposfera:é a camada da terra que vivemos e respiramos
estratosfera:localizasse a camada de ozonio,que funciona como uma especie de filtro natural do planeta.
mesosfera:tem inicio no final da estratosfera e vai ate 80km acima do solo.
termosfera:é uma camada que atinge altas temperaturas,pois nela ha oxigenio atômico,gás que absorve a energia solar em grande quantidade.
exosfera:é a camada que acontece no espaço sideral;na exosfera acontece o fenomeno da aurora boreal

4 4 4
2014-06-14T14:48:30-03:00
Troposfera 
É a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos. 
Tem altitude entre 8Km a 16Km 
É a camada menos espessa, mas é a mais densa. 
 O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir -60ºC. 

Estratosfera 
Situa-se entre os 12Km a 50Km 
É aqui que está a camada de ozono. 
Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Este aumento deve-se à interação química e térmica entre a radiação solar e os gases aí existentes. 

Mesosfera 

Situa-se entre os 50Km a 80Km 
Trata-se da camada mais fria da atmosfera. 
A temperatura volta a diminuir com a altitude, chegando aos -100ºC aos 80Km. 
A absorção da radiação solar é fraca. 
A zona limite chama-se mesopausa. Aqui a temperatura mantém-se constante. 

Termosfera 

 É a camada mais extensa. 
Começa nos 80Km e vai para além dos 1000Km. 
Trata-se da camada mais quente da atmosfera. 
A temperatura pode atingir os 2000ºC. 
Absorvem-se as radiações solares mais energéticas (energia superior a 9,9 x10-19 J). 
Subdivide-se em duas partes a ionosfera (entre 80 e 550Km) e a exosfera (parte exterior da atmosfera que se dilui no espaço a partir dos 1000Km de altitude).
2 5 2