Numa universidade são lidos apenas 2 jornais . X e Y , 80% dos alunos da mesma leem o jornal X . e 60% o jornal Y . Sabendo-se que todo aluno é leitor de pelo menos 1 dos jornais . Qual é o percentual de alunos que leem ambos jornais .




Expliquem direitinho para mim . agradeço :)

2
não falta nenhum dado n?
Acho que não

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-14T18:10:01-03:00
Eu queria a quantidade de alunos, mas como n tem eu faria assim:
80% + 60% = 140%
140% - x = 100%
140% - 100% = x
x = 40%


2 5 2
Pode ser feito assim tb: Para 2 conjuntos n(A)+n(B)-n(A∩B)=n(AUB) então 80%+60%-n(A∩B)=100% ... 140%-n(A∩B)=100%
ou seja n(A∩B)=40% no diagrama fica
X 40 ∩ 40 Y 20 totalizando 100%

A resposta será 40% lêem ambos
Obrigado pela classificação que vc me deu!
Tudo bem , Eu ja sabia a resposta , Eu so queria ver se o site era confiavel
2014-06-14T18:10:35-03:00
40% leem ambos os jornais. Fiz por diagrama de venn, arriscando valores no que teria em comum entre X e Y. Então 40% lê o jornal X, 40% lê os dois jornais e 20% lê apenas o jornal Y.
1 5 1