Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-06-14T20:10:55-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Creio que esta disputa se deve à globalização. Se antes EUA e URSS disputavam a hegemonia de poder, hoje quer se obter a hegemonia do capital. Assim, os países do norte mais a Oceania que teoricamente são considerados países desenvolvidos, brigam para impor sua supremacia nos países subdesenvolvidos, é como se fosse um imperialismo moderno. Eles rifam os melhores países para colocarem suas empresas, e pautadas no neoliberalismo, estas empresas poluem, extinguem animais, exploram trabalhadores e esgotam os recursos naturais dos países em que se instalam. Os países ricos cada vez se desenvolvem mais, enquanto os países pobres tentam se desenvolver, mas sem autonomia nenhuma, e aliados aos interesses externos.
2 5 2
2014-06-15T01:42:01-03:00
Correto. O conflito leste x oeste era ideológico, entre os EUA e a URSS. Era a luta de qual regime político-econômico era o melhor. O fim da Guerra Fria significou o fim desse conflito. O conflito norte x sul é uma oposição ou contraste econômico, entre as nações desenvolvidas (designadas de norte) e as nações em desenvolvimento ou subdesenvolvidas (sul).