Respostas

A melhor resposta!
2014-06-14T20:13:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1~CaCO_{3}\rightarrow ~1~CaO + 1~CO_{2}

Interpretando a reação, podemos ver que 1 mol de CaCO₃ gera 1 mol de CaO e 1 mol de CO₂

Calculando a massa de 1 mol de calcário (CaCO₃) e de cal viva (CaO):

CaCO₃ = 40 + 12 + (3.16) = 52 + 48 = 100g
CaO = 40 + 16 = 56g

Logo, 100g de calcário gera 56g de cal viva. Regra de 3:

CaCO₃ -------- CaO
100g ----------- 56g
20g ------------- x

Multiplicando em cruz:

x=56*20/100\\x=56/5\\x=11,2~g

20g de calcário geram, com 100% de rendimento, 11,2g de cal viva. Como foram gerados apenas 10g de cal viva:

11,2g ----------- 100%
10g -------------- y

y=10*100/11,2\\y=1000/11,2\\y\approx89\%

O rendimento da reação foi de, aproximadamente, 89%
13 4 13
2014-06-14T23:44:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Usando a TP temos Ca = 40  O = 16  C=12
substituindo:
CaCO₃  -->  40 +12+16*3  100 g/mol
CaO  ---> 40+16  = 56 g/mol

usando regra de 3 para determinar a massa de produto teórica:
      CaCO₃    ---->   CaO  +   CO₂
        20                   X (100%)
                              10    y
X= 20 g /100 g   = 0,2mol/mol   *  56g = 11,2 g de CaO  seriam 100%

logo y= 10 g/11,2 g *100%  89,28%
3 4 3