Respostas

2014-06-14T20:11:52-03:00
 A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida.
2014-06-14T20:16:01-03:00
As idéias de Paulo freire partiram principalmente de sua visão cristã  qu ele tramitia em seus métodos de ensino "Para Freire, a passagem de uma sociedade “fechada”, para uma sociedade “aberta” deveria acontecer por meio de ação crítica e dinâmica dos indivíduos que compunham esta sociedade e com ela fazem história"
ai esta um poema do mesmo:
Escolhi a sombra desta árvore pararepousar do muito que farei,enquanto esperarei por ti.Quem espera na pura esperavive um tempo de espera vã.Por isto, enquanto te esperotrabalharei os campos econversarei com os homensSuarei meu corpo, que o sol queimará;minhas mãos ficarão calejadas;meus pés aprenderão o mistério dos caminhos;meus ouvidos ouvirão mais,meus olhos verão o que antes não viam,enquanto esperarei por ti.Não te esperarei na pura esperaporque o meu tempo de espera é umtempo de quefazer.Desconfiarei daqueles que virão dizer-me,em voz baixa e precavidos:É perigoso agirÉ perigoso falarÉ perigoso andarÉ perigoso, esperar, na forma em que esperas,porquê êsses recusam a alegria de tua chegada.Desconfiarei também daqueles que virão dizer-me,com palavras fáceis, que já chegaste,porque êsses, ao anunciar-te ingenuamente ,antes te denunciam.Estarei preparando a tua chegadacomo o jardineiro prepara o jardimpara a rosa que se abrirá na primavera. (Paulo Freire, Genève, março de 1971).
Ele foi o teorico brasleiro que formulou os primeiros fundamentos 
ara a construção de uma educação em direitos humanos.
1 5 1