Respostas

2014-06-15T15:45:30-03:00
f(x) =  \frac{4x+x-1}{2}

f(x) =  y



a) 8=  \frac{4x+x-1}{2}

16=  4x+x-1

17=  5x

x =  \frac{17}{5}


b) só substituir ..

x = - 9/5

c)  x = 2/5


d) x = -5
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-15T16:10:50-03:00
Boa tarde!

Encontrar a imagem de uma função significa o mesmo que encontrar f(x) para um determinado ponto de abcissa definida na função, que neste caso pertence ao conjunto dos números reais IR.

Como o problema pede um número real x para que se obtenha a imagem de cada alternativa, basta você substituir f(x) na função pela imagem que a alternativa pede para você encontrar o ponto de abcissa que relaciona aquela ordenada.

a) para f(x) = 8
f(x) = (4x+x-1)/2
8 = (4x+x-1)/2
8*2 = 4x+x-1
16 = 5x -1
17 = 5x
x = 17/5
Ou seja, para que a função f(x) = (4x+x-1)/2 tenha como ordenada ou imagem 8, a condição é que x seja igual a 17/5.
Assim segue para as outras alternativas:

b) para f(x) = -5
-5 = (4x+x-1)/2
-10 = 5x-1
x  = -9/5

c) para f(x) = 1/2
1/2 = (4x+x-1)/2
2/2 = 5x-1
x = 2/5

d) para f(x) = -13
-13 = (4x+x-1)/2
-26 = 5x-1
-25 = 5x
x = -25/5
x = -5

Ok? Caso tenha dúvidas sobre a resolução entre em contato. Abraços

1 5 1